Programa do Curso
LIBRAS (curso extensivo para adultos): compreende 3 níveis divididos em 7 períodos sequenciados, de 51 horas de aula cada um, totalizando 357 horas, conforme equivalências a seguir:
Nivel |
Módulos |
Carga Horária |
Básico |
Libras 1 |
153 horas |
Libras 2 |
||
Libras 3 |
||
Intermediário |
Libras 4 |
102 horas |
Libras 5 |
||
Avançado |
Libras 6 |
102 horas |
Libras 7 |
||
Conversação |
Conversação Libras |
51 horas |
Frequência e avaliação de desempenho:
A frequência mínima para APROVAÇÃO é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total de cada nível, acrescido a média de 70% (setetnta por cento) de APROVAÇÃO nas atividades propostas do curso. A avaliação será processual e ocorrerá pela participação ativa dos alunos por meio da interação das propostas de atividades elaboradas para cada aula síncrona e a assíncrona. Os resultados das avaliações serão verificados pela realização das tarefas práticas e teóricas, conforme o plano de ensino. O desempenho do aluno será observado pela produção e compreensão dos conteúdos de Libras ministrados. Estabelece-se como obrigatória a atribuição de notas finais, conforme o regimento pedagógico do Núcleo de Línguas para a expedição do certificado de conclusão dos cursos de Libras. As demais propostas de atividades seguirão as mesmas normativas, levando em consideração o projeto de cursos de Libras apresentados nesta proposta.
Coordenação do Curso: Profª Flávia Medeiros Alvaro Machado – DLL/CCHN/UFES
Ementas, programas e bibliografias:
1 Curso Básico de LIBRAS - Níveis 1, 2 e 3 (153 horas):
|
Carga Horária |
LIBRAS 1 - Libras em Contexto e vocabulários; - Estratégias para aprendizagem da Língua de Sinais/Libras - Alfabeto manual e numerais cardinais e ordinais; - Gramática: aspectos fonéticos e fonológicos da Libras, tipos de frases, direção e perspectiva visual e advérbios de tempo, pronomes interrogativos, pessoais e demonstrativos, advérbios de lugar, modo incorporados aos verbos e de frequência (forma condicional do ‘si’ = ‘se’), uso do verbo IR e as variações linguísticas, expressões idiomáticas e vocabulários de situações de diálogos; - Mundo Surdo: identidade, cultura e comunidade, e produção cognitiva da Libras e da Língua Portuguesa. |
51h |
LIBRAS 2 - Libras em contexto e vocabulários; - Sinais relacionados aos meios de comunicação e trabalho; - Gramática: aspectos morfológicos da Libras e a classificação das palavras; adjetivos, comparativo de igualdade, superioridade e inferioridade, advérbios de tempo, pronomes interrogativos e indeferidos e vocabulários de situações de diálogos; - Mundo Surdo: surdos e a sua produção linguística, Libras em contextos culturais, e a educação bilingue dos surdos. |
51h |
LIBRAS 3 - Libras em contexto e vocabulários; - Gramática: processos sintagmáticos (sentenças, orações e períodos), tipos de verbos com concordância e sem concordância, advérbios e classificadores, adjetivos descritivos, e vocabulários de situações de diálogos; - Estratégias de comunicação acessível da pessoa surda; - Mundo Surdo: aquisição da língua de sinais, associações, acessibilidade, e a atuação do tradutor e intérprete. |
51h |
Total da Carga Horária |
153h |
1.1 Ementa:
Curso Básico de LIBRAS 1 (51h):
- Compreensão do conceito de surdez, identidade e cultura surda. Introdução à língua de sinais e seus aspectos linguísticos fonéticos e fonológicos de Libras.
Curso Básico de LIBRAS 2 (51h):
- Contextualizando a Libras com a prática comunicacional na habilidade de interação e mediação entre os surdos e os ouvintes. Identificando nos aspectos linguísticos a morfologia da Libras em contextos.
Curso Básico de LIBRAS 3 (51h):
- Estratégias para uma comunicação acessível, valorização da cultura surda e a realidade brasileira da comunidade surda. Compreendendo a tarefa de tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras. Classificadores simples e composto da Libras correlacionando com os aspectos linguísticos dos processos sintagmáticos.
2 Curso Intermediário de LIBRAS – Níveis 4 e 5 (102h):
|
Carga Horária |
LIBRAS 4 - Libras em Contexto: diálogos do cotidiano; - Gramática: Sistema de transcrição, configurações, pontos de articulação e movimentos das mãos, advérbios, classificadores, valores monetários, tipos de verbos, adjetivos descritivos, verbo IR e variações linguísticas, modalidade visual e espacial da Libras, Pares mínimos da Libras; - Mundo Surdo: aquisição da linguagem, identidade surda, tecnologia assistiva |
51h |
LIBRAS 5 - Libras em contexto: técnicas de compreensão linguística e tradutória, situações comunicativas e tradução bilíngue; - Gramática: metáforas, polissemias, figuras de linguagem, conceitos abstratos, Expressões idiomáticas relacionadas ao ano sideral; Sistematização do léxico de números; Incorporação do léxico de número em contextos; - Mundo Surdo: Escrita da Libras - Sing Writing. |
51h |
Total da Carga Horária |
102h |
2.1 Ementa:
Curso Intermediário de LIBRAS 5 (51h):
- Libras como um sistema linguístico. Fundamentos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmáticos da Libras. Prática de conversação em Libras.
Curso Intermediário de LIBRAS 6 (51h):
- Técnicas de compreensão linguística e cultural num processo de tradução cognitiva. Situações comunicativas e tradução/interpretação bilíngue. Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras. Sistematização do léxico de números. Incorporação do léxico de número em contextos. Introdução a Escrita da Libras - Sing Writing.
3 Curso Avançado de LIBRAS – Níveis 6 e 7 (102h):
|
Carga Horária |
LIBRAS 6 - Libras em Contexto: habilidades de compreensão e expressão - Gramática: estrutura linguísticas das sentenças e os processos sintagmáticos. - Mundo Surdo: estudos da tradução e interpretação em Libras; |
51h |
LIBRAS 7 - Libras em contexto: relação entre a sintaxe das línguas orais e da Libras. - Gramática: O uso do espaço nos níveis de análise da língua de sinais, bem como o uso dos classificadores; tipos de classificadores, restrições e funções nas línguas de sinais. Verbos complexos nos classificadores. Classificadores em gêneros literários. Sinalização em nível avançado de diferentes contextos. Tradução/interpretação consecutiva na modalidade vocalizada e sinalizada. Atuação em contextos comunitários. - Mundo Surdo: construção histórica da militância surda no Brasil. |
51h |
Total da Carga Horária |
102h |
3.1 Ementa
Curso Avançado de LIBRAS 6 (51h):
- Desenvolvimento das habilidades de compreensão e expressão necessárias à comunicação com surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Estudos da fonética e fonologia da Libras e estudos da tradução e interpretação em Libras. A estrutura das sentenças e Teorias sintáticas com base na análise de fenômenos linguísticos de línguas naturais.
Curso Avançado de LIBRAS 7 (51h):
- Relação entre a sintaxe das línguas orais e da Libras. O uso do espaço nos níveis de análise da língua de sinais, bem como o uso dos classificadores: tipos de classificadores, suas restrições e funções nas línguas de sinais. Os verbos complexos classificadores. Sinalização em nível avançado. Tradução/interpretação consecutiva na modalidade vocalizada e sinalizada. Uso de classificadores em gêneros literários. Atuação em contextos comunitários. Militância Política e cultural do uso das línguas de sinais.
4 Curso de Conversação em LIBRAS (51h):
|
Carga Horária |
- Libras em Contexto: emersão cultural e linguística na comunidade surda capixaba; tipos de variação da Libras em diversos gêneros - Gramática: Desenvolvimento da Libras dentro do contexto de direção/perspectiva; relacionados a meios de comunicação e trabalho; contexto de vocabulários relacionados a transações comerciais e bancárias; contexto de vocabulários relacionados a pesos e medidas; tipos de frases: afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas; prática de conversação em Libras: diálogo dentro de contexto de sinais utilizados para profissões. Comunicação com a pessoa surda em contextos associativos. - Mundo Surdo: contextualizando a Libras com a Língua Portuguesa. |
51h |
Total da Carga Horária |
51h |
4.1 Ementa
Curso de Conversação em LIBRAS (51h):
- Desenvolvimento da Libras em contextos. A variação em Libras. Sinalização em nível avançado-conversação. Escolhas gramaticais nos processos de tradução e interpretação da língua de partida para língua de chegada. Tradução cultural e linguística. Vocabulários informais e formais da língua gestualizada em uso. Emersão linguística e cultural na comunidade surda.
Referências:
BRASIL, MEC/SEESP. Educação Especial - Língua Brasileira de Sinais (Série Atualidades Pedagógicas). Caderno 3. Brasília/DF. 1997.
FENEIS. Revista da FENEIS Nº 06 e 07 (2000) e N.º 10 (2001), Rio de Janeiro/RJ. 2001.
FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática das línguas de sinais. Tempo Brasileiro. UFRJ. Rio de Janeiro. 1995.
FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto: curso básico. Livro do professor. Brasília, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial. 2001.
KOJIMA, C. K.; SEGALA, S. R. Revista Língua de Sinais. A Imagem do Pensamento. Editora Escala – São Paulo/SP. N.º 02 e 04, 2001.
MACHADO, F. M. A. A comunicação está em suas mãos – Libras. Guia de bolso. Ed. Educs. Caxias do Sul/RS. 2019.
MACHADO. F. M. A. Conceitos Abstratos: escolhas interpretativas de Português para Libras. 2 ed. Ed. Appris. Curitiba/PR. 2017.
MOURA, LODI & PEREIRA. Língua de sinais e Educação do Surdo (Série neuropsicológica, v.3). São Paulo /SP – Editora TEC ART, 1993.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Porto Alegre/RS. Artes Médicas. 1997.
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SUPALLA, T. (1982) Structure and Acquisition of Verbs of Motion and Location in American Sign Language. Ph.D. Dissertation, University of California, San Diego.
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
VIEIRA-MACHADO, L. M. Educação Bilíngue para Surdos. Ed. Appris. Curitiba/RS. 2015.