Retomada das aulas do semestre letivo 2020/1

Esclarecimentos sobre a decisão

Desde a data da suspensão das atividades presenciais na Ufes, 17 de março de 2020, a equipe do Núcleo de Línguas está em trabalho remoto, realizando o planejamento de novas atividades e promovendo contato com os alunos e preparação e envio de materiais complementares para os estudantes matriculados nos cursos no semestre letivo de 2020/1, além de avaliando e testando as adaptações necessárias para a retomada das atividades do projeto.

Como é da ciência de todos, os cursos ofertados no Programa “Cursos de Línguas” são totalmente presenciais e, inicialmente, não havia a intenção ou o desejo de virtualizar os cursos com o apoio das tecnologias digitais. No entanto, as informações de avanço da pandemia Covid-19 em nosso país indicam que a curva de disseminação da doença só deve se estabilizar no segundo semestre de 2020, inviabilizando a retomada das atividades presenciais antes disso.  Estima-se que o possível retorno às atividades presenciais se dará com muitas adaptações, que poderiam estender ainda mais o período de conclusão dos cursos em andamento ou até mesmo inviabilizá-los.

Nas primeiras semanas de suspensão, foi realizada uma pesquisa com os alunos, a fim de avaliar a possibilidade de implementar atividades on-line e de medir as condições de acesso à internet dos estudantes atendidos pelo Núcleo de Línguas. A pesquisa revelou que, dentre os respondentes, a quase totalidade tem acesso à internet e a recursos tecnológicos e que muitos desses desejavam retomar as atividades de forma virtual.

Considerando que o Programa “Curso de Línguas” funciona na condição de projeto autossustentável e que seu funcionamento depende da arrecadação das semestralidades dos cursos, a continuidade do projeto estaria comprometida caso a coordenação não tomasse, neste momento,  medidas a fim de garantir, no menor prazo possível, a conclusão dos cursos cujo andamento foi interrompido e ainda a eventual oferta de novos cursos no ano de 2020.

Assim, durante o mês de maio, a equipe do Núcleo de Línguas está se preparando para  utilizar ferramentas virtuais de ensino e aprendizagem, visando à retomada das atividades do curso a partir de 2 de junho próximo, com a previsão de concluir as atividades do primeiro semestre letivo, iniciadas em fevereiro passado, até o mês de setembro.

Dessa maneira, professores e alunos teriam quase quatro meses para desenvolver as atividades de ensino-aprendizagem, período consideravelmente maior que o necessário para completar a carga horária restante. Garante-se, assim, que todos tenham tempo para se adaptar à nova rotina e adequar suas estratégias a essa nova modalidade. Ao retomar os cursos, trataremos de forma individualizada as eventuais limitações tecnológicas, a fim de garantir que todos que desejam dar continuidade a seu curso possam fazê-lo da melhor forma possível.

Com essa nova proposta e o novo calendário, o projeto readequará todo o seu funcionamento, podendo, a partir do mês de outubro, realizar nova oferta de cursos e assim garantir aos alunos interessados a continuidade do curso que estão realizando atualmente e, dessa maneira, possibilitando a sobrevivência do projeto.

Sobre o acesso à plataforma

Após avaliação de várias possibilidades, foi escolhida a plataforma Microsoft Teams, uma das ferramentas do Microsoft Office Online, disponível gratuitamente para instituições de ensino. Essa plataforma permitirá o contato e a interação entre estudantes e professores, possibilitando a realização de aulas síncronas e as trocas em vídeo, texto e áudio nos horários de aula, com a devida segurança no intercâmbio de informações e no registro dos dados. Dessa forma, será possível oferecer uma adaptação eficiente das atividades de ensino-aprendizagem dos cursos do Núcleo de Línguas a essa nova modalidade.

Para acessar a plataforma Teams, os alunos devem usar os dados de usuário e senha, que foram cadastrados no ambiente virtual configurado pelo Núcleo de Línguas e enviados para o e-mail pessoal de cada aluno.

Os estudantes que não receberam o e-mail enviado pela Coordenação do Núcleo de Línguas devem entrar em contato com seu professor ou sua professora, por meio dos  canais de comunicação que têm sido utilizados durante o período de suspensão ou com o e-mail secretaria [at] clinguas.org.br a fim de obter auxílio no acesso e no envio dos dados de usuário e senha.

Acesso à plataforma Microsoft Teams:

Arquivo com instruções passo a passo para o primeiro acesso à plataforma:

Conforme explicitamos, trata-se de medidas necessárias frente a um contexto excepcional de desafios complexos para o ambiente educacional e especialmente para o Programa “Cursos de Línguas” que, ressaltamos, poderá ser inviabilizado caso simplesmente  aguardemos a ainda imprevista retomada de atividades presenciais.

No entendimento de que a continuidade e a sobrevivência do programa “Cursos de Línguas”, existente há mais de 20 anos, é de sumo interesse de toda a comunidade interna e externa à Ufes, contamos com a compreensão e o apoio de todos à decisão da coordenação do Núcleo de Línguas.